Notícias

Analise de Jesus da Silva recebe o título de Sócia Honorária do Sind-UTE/MG

  • 30/01/2023


A aprovação da titulação da Professora Analise de Jesus da Silva foi feita nessa segunda-feira, 30/1/23, pelos delegados e delegadas do 12º Congresso do Sind-UTE/MG. A professora Analise é coordenadora do Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (Fepemg) e, momentos antes de receber esta homenagem especial, participou de uma mesa de debates sobre “Mercantilização, privatização e o desmonte da educação pública em Minas Gerais”.

Analise de Jesus da Silva é pedagoga e historiadora. Mestre e Doutora em Educação pela UFMG. Tem pós-doutorado em Educação de Jovens e Adultos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade do Minho (UMinho) Portugal.

Ela também trabalhou com Educação Básica em redes públicas e no setor privado por 29 anos e foi diretora de escola eleita e a única presidenta eleita do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte. Foi representante Titular dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Brasil na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) do MEC/SECADI no biênio 2012/2013; Membra Titular do Fórum Nacional de Educação (FNE) como Representante dos Fóruns de EJA do Brasil de 2014 a 2017; Membra Titular do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) como Representante dos Fóruns de EJA do Brasil de 2017 a 2019.

Atualmente a professora Analise Silva integra a Coordenação do Comitê Mineiro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; é membra da Linha de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos no Programa de Pós-Graduação MESTRADO PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA – PROMESTRE da FAE/UFMG; é Professora Associada 4 do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da FAE-UFMG; é Coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – NEJA/FAE/UFMG; é Coordenadora do Núcleo de EJA no Programa Residência Pedagógica; é Líder do Grupo de Pesquisa Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas e Pesquisadora cadastrada no CNPq. 

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas, atuando neste campo, nas temáticas de Didática, Juventude, Política Pública, Educação Antirracismo, Formação Docente, Diferentes Diferenças, EJA como Ação Afirmativa, EJA como Direito Humano e Pessoas Egressas da EJA na Educação Superior.

Agora, Analise de Jesus da Silva se junta ao sociólogo Miguel Gonzalez Arroyo, professor emérito da UFMG, e também recebe o título de sócia honorária do Sind-UTE/MG pelos relevantes serviços prestados à luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Minas Gerais, bem como à educação pública do Estado.

 

Fotos: Léo Costa/Sindutemg



Multimídia


Newsletter Sind-UTE/MG


    Informativo Ver todas


    Informativo Especial de Greve - A luta sempre vale a pena
    6/4/2022 - Informa Especial de Greve
    Informativo Especial de Greve
    Especial Jurídico
    188
    187
    186
    185
    184

    Cadastre-se aqui!

    img

    Links



    Opinião

    Todos artigos