Notícias

Apesar da conjuntura adversa conquistamos o FUNDEB permanente, diz Fátima Silva da CNTE, durante Congresso do Sind-UTE/MG

  • 31/01/2023


A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, Fátima Silva, defendeu a união das diferentes categorias para garantir a manutenção e a ampliação dos direitos dos/as trabalhadores/as dos serviços públicos. “Embora os países da América Latina tenham sido todos colonizados, os que foram dominados pela Espanha tiveram maior acesso à Educação *enquanto o Brasil limitou a Educação apenas para a elite”*, afirmou.

Fátima lamentou que, após o golpe de 2016, que retirou de forma injusta a presidenta Dilma Rousseff (PT) do poder, a CNTE contabilizou diversas ameaças à Educação, especialmente, os constantes e intensos ataques promovidos pelos Ministros da Educação do governo Bolsonaro ao ensino público em todo o país.

A aprovação do Fundeb permanente foi lembrada como sendo uma *vitória importante* da Educação de todo o país. Fátima destacou que, ao ser criado, o Fundeb foi aprovado por um prazo de dez anos, mas no ano seguinte, ele teve de ser renovado e isso aconteceu no governo do ex-presidente. Não foi fácil, mas graças à mobilização da Educação, foi possível derrotar os interesses do governo e, com muita pressão, transformá-lo numa fonte de recursos permanentes de valorização e manutenção da educação pública básica.

 

Fotos: Nádia Nicolau- Sindutemg



Multimídia


Newsletter Sind-UTE/MG


    Informativo Ver todas


    Informativo Especial de Greve - A luta sempre vale a pena
    6/4/2022 - Informa Especial de Greve
    Informativo Especial de Greve
    Especial Jurídico
    188
    187
    186
    185
    184

    Cadastre-se aqui!

    img

    Links



    Opinião

    Todos artigos