Bem-Vindos(as) ao 12° Congresso do Sind-UTE/MG

“Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer…
Geraldo Vandré

O momento é de fazer história e quem sabe faz a hora. Com aguerrido espírito de luta para uma construção coletiva, educadoras e educadores estarão reunidos(as) no 12° Congresso do Sind-UTE/MG e 24° Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação, de 29/1 a 1º./2/23, no Actual Hotel, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Serão 4 dias de muitos debates, ampla discussão de temas relevantes da luta da educação pública de Minas Gerais; deliberações sobre a pauta de reivindicações, defesa de resoluções (vide caderno abaixo), construção de um amplo calendário de atividades e homenagens a companheiros e companheiras que nos deixaram, mas cujo legado é imenso e imprescindível.

Esse será ainda um tempo de reafirmar o compromisso de luta do Sind-UTE/MG, o maior sindicato de trabalhadoras e trabalhadores de Minas Gerais, diante de tantos e tamanhos desafios. A categoria precisa estar unida e fortalecida para enfrentar e derrotar o projeto de desmonte da educação promovido pelo governo Romeu Zema.

Vale lembrar que esse é o primeiro congresso da categoria depois que o Brasil foi assolado pela pandemia da Covid-19 e que ainda não acabou. Então será também o tempo do reencontro e do abraço.

Em meio a uma conjuntura tão adversa; com tantos ataques aos interesses coletivos e históricos da classe trabalhadora, a realização desse evento é, ainda, um facho de luz.

O Brasil pró-fascista, negacionista, que espraiou o fundamentalismo religioso e político e tentou dar um golpe de Estado, em 8 de janeiro último, vai dando lugar à esperança, sinalizando para um tempo novo.

Com esse esperançar é que o 12º Congresso do Sind-UTE/MG chega em 2023 propondo um novo olhar sob a educação. “Humanização e Resistência. Não à mercantilização da educação pública de Minas Gerais.” Junte-se à nós nessa construção e nesse caminhar…

Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG)