Notícias

Com Multa de R$ 3 milhões imposta por Zema, maior sindicato de MG organiza campanha para se manter

• 13/03/2023

O maior sindicato de Minas Gerais e terceiro maior da América Latina está sob risco de fechar as portas. Isso porque o governador do estado, Romeu Zema (Novo), judicializou uma greve realizada em 2022 pelos trabalhadores da educação, cujo processo resultou em uma multa de R$ 3,2 milhões.

O valor inviabiliza as atividades da entidade por três meses. Diante dessa situação, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) iniciou uma campanha de arrecadação para manter a instituição.

“O objetivo não é simplesmente o pagamento da multa, o objetivo é fechar o sindicato que dá voz a categoria, que está sendo massacrada pelo governo. Minas Gerais não paga o piso proporcional que propagandeia nas ações de mídia e redes sociais. Minas Gerais pratica o pior vencimento básico do país”, denuncia Denise Romano, coordenadora do Sind-Ute.

Ela destaca outros ataques à categoria, como o não cumprimento do investimento mínimo determinado por lei na educação pública e a aplicação inadequada do Fundeb em projetos privados. Na avaliação da dirigente, as denúncias e atuação aguerrida do Sind-Ute são motivos para a perseguição política.

Fonte: Brasil de Fato

Multimídia