CONEG: estudantes reforçam necessidade de ir às ruas em defesa do Ensino Médio no próximo dia 19

O encontro tem como mote o tema “Organizar para Revogar! Estudantes secundaristas em rede para construir uma nova escola”.

O Conselho de Entidades Gerais (CONEG) é o encontro nacional de estudantes secundaristas promovido pela UBES e um dos eventos mais importantes do calendário da entidade.

Esse ano o tema é “Organizar para Revogar! Estudantes secundaristas em rede para construir uma nova escola”.

:: Mantenha-se informado(a)! Receba notícias do Sind-UTE/MG no seu WhatsApp, clique aqui!

Ocorrido entre os dias 15 e 16 de março, 0o CONEG, reuniu estudantes de todo o país e representantes de entidades ligadas à educação. O foco do encontro foi a luta por mudanças no Novo Ensino Médio, a partir das contribuições da consulta pública realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

“Não existe Brasil desenvolvido sem os estudantes dentro da sala de aula, sem as filhas das empregadas domésticas entrando na universidade. É por isso que eu queria agradecer e falar que vocês são muito vitoriosos de estarem aqui. É uma tarefa muito importante e espero que nestes últimos dias a gente consiga a revogação do Novo Ensino Médio”, reforçou a presidenta da Ubes, Jade Beatriz em sua fala de abertura.

Fotos: Karla Boughoff

Confira as reivindicações da Educação para o Ensino Médio:

I – Elevação da carga horária da formação geral básica para 2.400 horas, agregando todos os conteúdos disciplinares previstos na legislação.

II – Oferta obrigatória da língua espanhola no ensino médio, podendo integrar o currículo do ensino fundamental a partir do sexto ano, a depender das condições estruturais dos sistemas e redes de ensino.

III – Maior articulação entre a formação geral básica e a parte diversificada do currículo, prevendo a oferta interdisciplinar e presencial de ao menos dois percursos por unidade escolar, conforme proposto no PL n.º 5.230/23.

IV – Prioridade da oferta integrada de educação técnica profissional ao ensino médio.

V – Exclusão do notório saber do art. 61 da LDB, como forma de qualificar e valorizar a docência.