Confira o vídeo – Educadoras/es realizam paralisação com manifestação em defesa do Piso Salarial e pela realização de concursos públicos

No último dia 7/6/2022, a categoria da Educação da Rede Estadual, sob coordenação do Sind-UTE/MG, realizou uma paralisação e manifestação na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para cobrar do governo do Estado o pagamento dos reajustes do Piso Salarial e a realização de concursos públicos. Confira o resumo desse dia de luta no vídeo.

Desde 2019, o Sind-UTE/MG tem apresentado essas reivindicações ao governo Zema e nenhuma política de valorização salarial e de aumento do número de servidores/as com vínculo efetivo na Rede foi apresentada. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu como inconstitucional a forma de contratação de profissionais para o exercício das funções do Magistério no âmbito da Rede Estadual de Educação.

Para o Sindicato, o governo Zema, ao manter a lógica empresarial com a diminuição do Estado e a lentidão no processo de nomeações dos aprovados no Edital SEE nº 7/2017, coloca em risco de desemprego os mais de 130 mil profissionais da Educação que possuem vínculo precário de trabalho.

Foto e imagens: Luiz Rocha/Sindutemg