Educação

Coordenadora Geral do SINDUTE é barrada à força e tem cartazes retirados da bolsa por membro do alto escalão governo Zema

A abordagem truculenta aconteceu durante evento de lançamento do projeto Pé-de-meia do MEC na Cidade Administrativa

Repúdio veemente! O Sind-UTE manifesta sua indignação diante do lamentável incidente ocorrido na manhã desta terça-feira (19)  durante o evento de lançamento do Programa Pé de Meia do MEC organizado pelo governo de Minas através da  Secretaria de Estado de Educação (SEE), na Cidade Administrativa.

A Coordenadora Geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano, foi barrada e violentamente abordada por um membro do gabinete do governador Zema, que, de forma autoritária, mandou que ela abrisse a bolsa e retirasse os cartazes de reivindicação  da categoria da educação alusivas à luta pelo pagamento do Piso salarial da Categoria.

É inadmissível que em um Estado democrático de direito, uma representante legítima dos trabalhadores da educação seja constrangida e coagida de forma tão desrespeitosa, cerceando seu direito de manifestação e de expressão em um espaço público.

A mensagem “Pague o Piso” não representa uma ameaça, mas sim um apelo legítimo para que seja cumprida a lei do piso salarial nacional dos profissionais da educação básica, de Minas Gerais.  A segurança do evento, ao interpretar esses cartazes como uma ameaça à cerimônia, demonstrou total falta de compreensão e respeito pelo direito de protesto pacífico. O Sind-UTE não se calará diante de tais arbitrariedades e seguirá lutando incansavelmente pela valorização dos educadores e pelo cumprimento da legislação pelo governo do Estado.

Exigimos uma retratação pública e um pedido de desculpas formal por parte do representante do gabinete do governador, bem como providências para que situações como essa não voltem a ocorrer, garantindo o respeito às liberdades individuais e coletivas.

Estamos vigilantes e prontos para tomar as medidas necessárias para garantir o respeito e a dignidade daqueles que lutam incansavelmente por uma educação justa e de qualidade em nosso estado.

Compartilhe nas redes: