#DerrubaOsVetosALMG: Sind-UTE/MG realiza Assembleia Estadual e a categoria aprova continuidade da greve, por tempo indeterminado, na Rede Estadual de Educação – Em defesa do Piso Salarial e pela derrubada dos vetos do governador ao PL 3.568/22

Galeria de fotos aqui.

Continua a greve por tempo indeterminado na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.Essa foi a decisão aprovada na Assembleia Estadual de Greve realizada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), na tarde desta quarta-feira (6/4/2022), em Belo Horizonte.

A categoria, que está em greve desde o dia 9/3/2022 e já completa 29 dias de movimento, cobra do governo Zema a aplicação dos reajustes do Piso Salarial Profissional Nacional.

A direção do Sind-UTE/MG destaca que o governo Zema não negocia e, após judicializar a greve, se retirou do processo de mediação feito pelo Tribunal de Justiça.

Na parte da tarde de hoje, a direção do Sindicato esteve em audiência de conciliação no Tribunal de Justiça, após o governo entrar com um pedido de bloqueio das contas do Sindicato e a majoração da multa. A reunião terminou sem acordo.

Confira o calendário de lutas aprovado:

– 7 a 12/4: Vigília na porta da ALMG pela derrubada dos vetos do governador ao PL 3.568/2022 e caça ao governador em todas as regiões de Minas

– 8/4: Ato em frente à Localiza e contra a renúncia fiscal bilionária em Minas Gerais

– 12/4: Nova Assembleia Estadual de Greve

– 13/4: Ato Inter-religioso de Páscoa no estado pela derrubada dos vetos

#DerrubaOsVetosALMG – Vigília na porta da ALMG pela derrubada dos vetos do governador ao PL 3.568/2022

O Sind-UTE/MG também aprovou atividades de mobilização da categoria para a derrubada dos vetos do governador ao PL 3.568/2022, os quais retiram do projeto de lei as emendas que resguardam a aplicação do reajuste do Piso Salarial referente ao ano de 2022 (33,24%) e a anistia da greve.

Na manhã desta quarta-feira, inclusive, a categoria realizou uma vigília na porta da Assembleia para dialogar e cobrar dos deputados e das deputas estaduais a derrubada dos vetos do governador. Estão previstas reuniões no Plenário da Casa, a partir do próximo dia 7/4/2022, que podem votar pela derrubada dos vetos.

O Piso é Lei

O Piso Salarial é um direito garantido pela Lei Federal 11.738/08 e pela Constituição do Estado, por meio do artigo 201A, e pela Lei 21.710/2015, que assegura o pagamento do Piso integralmente na jornada de 24h semanais.

Na Constituição do Estado, é garantida a aplicação não só para o Magistério, mas para todas as carreiras da Educação: Professores da Educação Básica (PEB), Especialistas da Educação Básica (EEB), Analistas Educacionais (ANE), Analistas de Educação Básica (AEB), Analistas Educacional (ANE – Função de Inspeção Escolar), Assistentes de Educação (ASE), Assistentes Técnicos de Educação Básica (ATB), Técnicos da Educação (TDE) e Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASB).

Moções de apoio à greve da Rede estadual de Educação

Abaixo você confere a lista de cidades que já publicaram, por meio das Câmaras Municipais, Moções de Apoio à greve na Rede Estadual de Educação.

– Virgolândia
– Chapada Gaúcha
– Lassance
– Galileia
– Brasilândia de Minas
– Riachinho
– Aricanduva
– Divino das Laranjeiras
– Cataguases
– Campo Belo
– Jaíba
– Verdelândia
– Itajubá
– Divino
– Santa Maria do Suaçuí
– São Francisco de Paula
– Várzea da Palma
– Perdizes
-Lambari
– Itaúna
– Divinópolis
– Uberlândia
– Capitão Enéas
– São João Evangelista
– Itapecerica
– Passos
– Paulistas
– Coluna
– São João do Manhuaçu
– Malacacheta
– Ubaí
– Passos
– Entre Rios de Minas
– Ituiutaba

Moção de Repúdio ao governo Zema

– Congonhas
– Arcos

Solidariedade de classe:

Durante a Assembleia Estadual de Greve, várias lideranças parlamentares, sociais, estudantis e sindicais manifestaram apoio à greve deflagrada pela categoria na Rede Estadual de Educação.

Foram representadas as seguintes entidades: CNTE, CUT Minas, movimento estudantil da UFMG, Intersindical, Faísca Revolucionária, CSP Conlutas, Sindipetro-MG, Sind-Rede BH, Unidade Classista, Adunimontes, Aduemg, MAB, Sindágua-MG, Sindifes, Sind-Saúde/MG, Fepemg, AMIE, APUBH, Sintect-MG, Confederação Nacional dos Vigilantes, ADPER-MG, AMES/BH, Sindicato dos Bancários de BH e Região, Sindibel, Educafro/MG, Levante Popular da Juventude, comunidade escolar da Rede Estadual, Movimento Mães pela Vacina e o Coletivo Minervino de Oliveira.

Também manifestaram apoio a deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira, o deputado estadual Professor Cleiton, e os deputados federais Rogério Correia e Padre João.

Do interior do estado, estiveram presentes com o apoio os vereadores de Malacacheta, Julmar Adilson Ferreira e Denejando Nascimento, lembrando que a Câmara Municipal apoia documentalmente a greve. Também apoiam nosso movimento o vereador em Senador Firmino, Professor Celsinho, a vereadora em Turmalina, Junea Maria Castro, o vereador em São José do Jacuri, Erisson de Castro.

Após a realização da Assembleia, a categoria realizou uma manifestação até o centro de Belo Horizonte.

Fotos: Gilson Carvalho/FotoStudium/Sind-UTE/MG

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.