Em entrevista à imprensa, a Coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano disse: “Nós estamos denunciando isso hoje, porque nós queremos modificar essa forma de organizar a educação para o ano de 2024”

20 de setembro/23 – Dia histórico e de luta para a educação pública mineira. As redes estadual e municipais, filiadas ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais(Sind-UTE/MG) vão paralisar suas atividades e estarão juntas num protesto contra a municipalização da educação e o Plano de Atendimento do Governo Zema, no Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Mobilização e participação de audiência pública às 9h30, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e atos públicos diversos pelo interior do Estado.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano, afirma que o movimento é uma resposta às crescentes pressões para ampliar o projeto Mãos Dadas do Governo Zema. “ Um projeto que transfere a responsabilidade do Ensino Fundamental para os municípios, desemprega, precariza e desmonta a escola pública “.

Uma das principais preocupações em relação ao Mãos Dadas é o fechamento de escolas estaduais e precarização dos serviços nas redes municipais. Além disso, o projeto não apenas gera déficits financeiros para as prefeituras, como também trará desemprego e redução salarial.

Atos regionais

É em face de tantas ameaças que o Sind-UTE/MG está organizando atos regionais nas Superintendências e Câmaras Municipais. O objetivo é debater e combater a municipalização da educação em Minas Gerais e o Plano de Atendimento das escolas estaduais e municipais proposto pelo Governo Zema. “Esse plano é uma ameaça à viabilidade das matrículas e enfraquece o sistema educacional como um todo. Vamos divulgar os municípios e número de matrículas que serão reduzidas no Estado a partir do ano que vem.”

Nesta quarta, no auditório da ALMG, às 9h30, educadores/as prometem lotar o espaço para denunciar os impactos da ausência de abertura de vagas para matrículas no ensino fundamental pelo Estado e as diretrizes do Plano de Atendimento Escolar da rede estadual para o ano de 2024.

Link da audiência pública ao vivo: https://www.almg.gov.br/atividade-parlamentar/comissoes/reuniao/?idCom=849&idTipo=1&dia=20&mes=09&ano=2023&hr=09:30

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.