Nota pública Sind-UTE – Sobre o ataque a uma escola municipal de Contagem/MG

Galeria de fotos: Click aqui para ver mais fotos

Com grande preocupação e considerando ser o fato muito grave, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) acompanha e cobra das autoridades competentes apuração sobre o ataque que a Escola Municipal José Silvino Diniz, em Contagem, na Região Metropolitana, sofreu nesta terça-feira, 29/11/22. O espaço físico da escola foi depredado, carteiras quebradas, paredes e móveis pichados com símbolos nazistas, suástica e referências a Hitler.

Em meio a tantos ataques brutais à educação, a seus profissionais, professoras/professores, educadoras/es, estudantes e à comunidade escolar, o Sindicato faz um apelo para que o país, por meio de sua população e de suas instituições, promovam a cultura da paz e se contraponham à cultura de ódio, especialmente, reproduzida por uma política belicista, armamentista, fascista de um grupo de extrema-direita que sustenta uma política de governo que mutila e mata.

O Sindicato se posiciona em defesa da liberdade de cátedra, do livre pensar docente, para o que ensino-aprendizagem se dê conforme dizia o mestre Paulo Freire, na “alegria que não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.” Que possamos, ensinar e aprender com amor, sabedoria e sempre nos contrapondo à ignorância e a todo tipo de violência e para isso não podemos aceitar qualquer restrição ao ensino que se baseie na ciência, na técnica e nas diversas expressões de nossa cultura.

Não vamos nos calar e nem nos curvar diante de ataques às escolas, como o que aconteceu há quatro dias em Aracruz/ES e, muito menos diante do que presenciamos hoje (29/11/22) em Contagem, na Escola Municipal José Silvino Diniz.

O Sind-UTE não se calará diante do caos e da barbárie. A escola é, para nós, um porto seguro e vamos ultimar todas as providências devidas e necessárias para que tudo isso seja apurado, esclarecido e os culpados punidos.

#Educaçãopelapaz, o conhecimento salva!

Fotos da depredação e ataques ocorridos na Escola Municipal José Silvino Diniz, em Contagem/MG – Foto/Divulgação