Sind-UTE comemora 43 anos e revitaliza sua marca

Luta, força, resistência, representatividade, confiança… são essas e muitas outras palavras significativas que trabalhadoras e trabalhadores em educação carregam no peito e na memória quando se fala do Sind-UTE.

Ao celebrar os seus 43 anos, comemorados em 22/7/22, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais convidou a categoria a traduzir, em palavras, o significado dessa entidade representativa.

A partir dessa memória afetiva, forte e identitária, o Sind-UTE se lançou ao desafio de revitalizar sua marca por meio de um novo logotipo sem, contudo, perder a essência de sua longa trajetória.

Modernização e simplificação

A representação gráfica ora lançada carrega a simbologia de um sindicato combativo, construído pelo conjunto de sua base e de suas muitas bandeiras. Entretanto, permite-se também modernizar, de maneira simples, por meio de uma tipografia limpa, trabalhada em fontes das famílias Leelawadee e Bebas Neue, pertencentes à categoria tipográfica sans-serif (sem serifa).

Para despertar atenção, observa-se o cuidado da criação em promover o contraste entre o moderno e o tradicional. Para isso, agregou a tipografia Ave Fedon, fonte que possui traços mais decorativos.

Num momento extremamente oportuno e especial, o Sind-UTE celebra mais um ano de lutas e conquistas, dando de presente a seus filiados e filiadas uma marca revitalizada. Ela retrata, no fiel da balança, o que de mais expressivo a categoria percebe, em termo de valores, da entidade de classe que os representa.

O Manual de aplicação da marca também está sendo disponibilizado, assim como diversas variações para seu uso correto. No entanto, o melhor de tudo isso é que estamos ressignificando, com a participação de vocês, essa história, que nasceu da UTE, de onde se originou o Sind-UTE, e que vem, há mais de quatro décadas, atuando firme em defesa de uma educação pública, laica, inclusiva e democrática.

#VivaOSindUTE43a

Receba notícias do Sind-UTE/MG no seu Whatsapp ou Telegram! Clique aqui e confira os links para participar dos grupos.