Sind-UTE marcou presença no Ato Nacional contra os cortes na educação, pela ciência e tecnologia

Clique aqui para ver as fotos do ato.

Aconteceu, nesta terça-feira (18/10/22), em Belo Horizonte e em outras cidades de Minas, um Ato Nacional contra os cortes na Educação, pela Ciência e Tecnologia numa mobilização organizada pelos movimentos sociais, estudantis e sindicais.

“Hoje, estamos nas ruas para resistir e dialogar com a população sobre a política do neofascismo, a destruição e os ataques à educação, ao genocídio da população negra. Tentam nos colocar na posição de medo todos os dias, mas a gente é amor, é diálogo e vamos retomar nosso país.”, disse Marquinhos da DCE da UFMG.

A coordenadora-geral do Sind-UTE Denise Romano destacou o quanto o governo Bolsonaro tem atacado a educação, os serviços públicos, a ciência e a tecnologia, e parabenizou os movimentos sociais, sindicais e estudantis pela grande manifestação. “Esse governo já acabou, se arrasta, é um governo da destruição. Quem está nas universidades e institutos federais viu de perto, nesses quatro anos, o que é um governo que está a serviço do mercado”, afirmou.

“Hoje a aula é nas ruas, mas, no dia 30 de outubro, vamos fazê-la nas urnas e eleger Lula presidente do Brasil e aí daremos a maior aula de cidadania. A nossa luta é todo dia! Educação não é mercadoria”, disse Camila Morais, vice-presidente da UNE – União Nacional dos estudantes.

Beatriz Cerqueira, deputada estadual, Rogério Correia e Patrus Ananias, deputados federais pelo PT, marcaram presença e também falaram o quanto é importante enfrentar o fascismo e o retrocesso do atual governo, que destrói a educação pública. “Estão acenando, novamente, com a PEC 32, que privatiza os serviços públicos e acaba com a educação. Por isso essa gente precisa ser derrotada”, disse o deputado Rogério Correia.

Já a deputada Beatriz Cerqueira enviou um recado para o governador Zema, dizendo que, em Minas, não tem gado, mas, sim, gente que pensa, que esteve no primeiro turno com Lula e com ele também estará neste segundo. “Essas são as eleições mais importantes das nossas vidas. Parabéns a todos vocês pela luta coletiva, popular, sindical e estudantil. Nosso lugar até o dia 30 e depois dele é ocupando as ruas. Vamos derrotar o fascismo, a milícia no poder e retomar a democracia”.

Em coro, os manifestantes cantaram a todo tempo as palavras de ordem: “A nossa luta unificou: é estudante junto com trabalhador.”.

Sobre os cortes

O governo Bolsonaro anunciou, no início deste mês, o bloqueio de R$ 2,4 bilhões de recursos do Ministério da Educação (MEC).

Vale lembrar que ele já havia feito outros cortes e contingenciamentos ao longo do ano e tudo isso vem causando muita indignação nas comunidades acadêmicas de universidades de todo país.

Depois das pressões e das manifestações contrárias aos cortes na educação, o governo federal recuou. Mas, mesmo assim, por entenderem que há riscos iminentes de novos cortes, as entidades optaram por manter a convocação de um dia nacional de lutas em defesa da educação.

Fotos: Luiz Rocha – Sindutemg