Sind-UTE/MG conquista avanços nas negociações com a SEE/MG

Em mais uma rodada de negociação com o governo de Minas (Secretaria de Estado da Educação – SEE), realizada nesta terça-feira (31/5/23), o Sind-UTE/MG apresentou três demandas urgentes: as questões referentes ao concurso Edital Seplag/SEE nº 03, os encaminhamentos sobre as demandas de melhoria do atendimento do IPSEMG e a necessidade de cronograma relativo ao pagamento dos ADVEBs referentes ao período de suspensão do cômputo do tempo de serviço suspenso pela publicação da Lei 173/20 durante a pandemia da COVID-19.

O Sind-UTE/MG cobrou a publicação imediata de todos os Adicionais de Valorização da Educação Básica (ADVEBs) para os/as servidores/as da educação, bem como o cronograma de pagamento dos valores retroativos, que já somam um total de 17 meses.

No contexto das negociações que já vinham acontecendo, a SEE informou que será divulgada, neste dia 1/6/23, uma orientação para o início de pagamento de 50 mil concessões, que serão publicadas de acordo com um cronograma de loteamento ainda a ser divulgado. No entanto, adiantaram que essa cronologia vai seguir o critério de tempo mais antigo.

O Sind-UTE/MG cobrou também o pagamento imediato de todas as verbas retidas, solicitando, inclusive, um cronograma desses pagamentos. Ressaltou ainda a necessidade do governo cumprir o pagamento do retroativo do reajuste do Piso Salarial de 2016, 11,36%, ou seja, os três meses que ficaram para trás: janeiro, fevereiro e março. Ainda, o pagamento da incorporação do abono de 1/7/2018 a 30/9/21 foi colocado na mesa pelo Sindicato que cobrou retorno e solução para essa outra dívida do governo com a categoria.

Para os demais pontos serão marcadas reuniões específicas. Uma reunião com o IPSEMG para tratar dos problemas denunciados pela categoria relativos à precarização do atendimento médico-hospitalar e outro encontro com a SEE e SEPLAG para análise e discussão sobre questões atinentes ao concurso público regido pelo Edital Seplag/SEE nº 03/23.

Fotos: Vera Lima/Studium