Sind-UTE/MG mantém negociação permanente sobre o calendário de reposição da greve/2022 e aponta que é necessário avançar atendendo às especificidades e necessidades da categoria

Acesse o documento em pdf aqui.

O Sind-UTE/MG reafirmou aos representantes do governo do Estado que nossa categoria segue comprometida com a oferta da carga horária legal dos estudantes.

No entanto, o Sindicato orienta que a construção do calendário de reposição com a direção escolar deverá ser feito em observância aos compromissos firmados no processo de negociação, dos quais destacamos:

As diretrizes para elaboração dos calendários deverão contemplar as especificidades de cada carreira, de forma que toda/o educadora/or tenha seu direito de reposição garantido e sem penalidades com corte de ponto.

Para garantir que essas diretrizes se efetivem, o Sind-UTE/MG reivindica que haja negociação permanente e que todos os ajustes necessários sejam discutidos, frente a questões e problemas que possam surgir no processo de implementação do novo calendário.

Assim, o Sindicato destaca que qualquer medida contrária ao que foi pactuado e que possa representar afronta aos direitos daqueles e daquelas que lutam por dignidade remuneratória e exercem o legítimo direito constitucional de fazer greve devem ser, imediatamente, comunicadas à direção do Sindicato, em contatos com as Subsedes do Sind-UTE.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) pediu prazo para análise e comprometeu- se com retornos para as questões que o Sindicato apresentou nesta reunião. Dentre essas destacamos:

– A flexibilização do prazo de reposição da greve para a segunda quinzena de dezembro/2022.

– Garantia de contagem do tempo de gozo das férias-prêmio e do afastamento preliminar para aposentadoria para fins de reposição.

– Compatibilização da reposição para as/os servidores que possuem dois cargos.

– A situação enfrentada em escolas com greve parcial e que a direção se recusa a abrir a instituição no sábado para reposição.

– A reposição para as/os profissionais contratados sem prejuízo salarial, diante do encerramento dos contratos em 31/12/2022.

Para discutir essas e outras questões igualmente importantes, uma nova reunião está marcada para a próxima quarta-feira (1/6/2022), às 14h, quando daremos continuidade ao processo de negociação.

Receba notícias do Sind-UTE/MG no seu Whatsapp ou Telegram! Clique aqui e confira os links para participar dos grupos.