Sind-UTE/MG participa de 4ª Plenária Intercongressual da CNTE neste fim de semana

As plenárias precedem os encontros nacionais da CNTE e esta edição foi planejada durante a 34º Congresso da confederação, realizado em 2022

O Sind-UTE/MG participa de 17 a 19 de março, da 4ª Plenária Intercongressual da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Professor João Felício. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e reúne trabalhadoras(es) de todo país para debater a defesa da educação pública.

As plenárias precedem os encontros nacionais da CNTE e esta edição foi planejada durante o 34º Congresso da Confederação, realizado em 2022, naquela ocasião, ainda em formato virtual por conta dos efeitos da pandemia de Covid-19.

>> Receba notícias do Sind-UTE/MG no seu Whatsapp ou Telegram

Representando o Sind-UTE, dirigentes estaduais e regionais participam do encontro que tem como tema “Reconstruir o Brasil com as educadoras e os educadores da educação pública”.

>> Acesse aqui o documento de referência da Plenária

A conferência tem ainda o objetivo de atualizar as conjunturas política, educacional e sindical do país, além de rever o Plano de Lutas da Confederação, a partir das ações que marcaram os primeiros meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos governos estaduais eleitos para o mandato de 2023 a 2026.

“Este é o momento de debater a conjuntura política nacional e a situação da educação pública nos estados brasileiros, além de avaliar as ações que já foram executadas neste começo de ano. Acreditamos que todo esse debate nos auxiliará na intensificação de nossas mobilizações para garantir que a pauta dos(as) educadores(as) seja ouvida tanto pelo governo federal quanto pelos governos estaduais, além de ser um espaço importante de denúncia acerca da situação especifica da Educação sob gestão do governo Zema, em Minas.” explica a coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano.

Entre os(as) convidados(as) para as atividades estão a professora e senadora da República, Tereza Leitão, o professor na Faculdade de Educação da Unicamp, Luiz Carlos de Freitas, o deputado federal Glauber Braga (Psol/RJ) e os representantes da CUT, CTB, Intersindical e Conlutas.

Confira a programação:

17 de março (sexta-feira)
14h às 20h | Credenciamento
18 horas | Abertura
19 horas | Mesa de Conjuntura Internacional e Nacional
Palestrante: Luís Nassif (jornalista e diretor do Jornal GGN)

18 de março (sábado)
8h às 12h | Credenciamento
8h30 | Mesa de Conjuntura Educacional
Palestrantes: Senadora e professora Teresa Leitão (PT-PE), professor Luiz Carlos de Freitas (Faculdade de Educação da Unicamp), deputado Glauber Braga (PSOL-RJ)
10h30 | Mesa de Conjuntura Sindical
Palestrantes: Representantes das Centrais Sindicais CUT, CTB, Intersindical e CSP Conlutas