Sind-UTE/MG se reúne com representantes do governo estadual e apresenta encaminhamento aprovado em Assembleia da categoria: a reposição da greve/2022 não será iniciada no dia 30/4

Como já informado anteriormente, o Sind-UTE/MG se reuniu com as Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag) para tratar do calendário de reposição da greve/2022, na manhã desta segunda-feira (25/4/2022).

Mais uma vez, a direção do Sind-UTE/MG reforçou que a categoria está disposta a construir o calendário, de forma que os/as estudantes tenham a carga horária cumprida. No entanto, a Assembleia considerou a conjuntura marcada pelos crescentes ataques de Zema contra a categoria:

• Zema foi ao STF propondo Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a legislação que garante reajuste de 33, 24% para a Educação.

• Não satisfeito em se opor ao direito de reajuste da categoria, Zema entrou com outra ação, agora no TJMG, com vistas a extinguir a política do pagamento do Piso em Minas Gerais.

Assim, o Sindicato informou a deliberação da Assembleia Geral Extraordinária de filiados/as (veja aqui), indicando que a categoria não iniciará a reposição a partir do dia 30/4, conforme havia proposto a SEE/MG.

Houve contra-argumentos dos representantes do governo e a reunião terminou sem acordo em relação a esse prazo.

O Sind-UTE/MG reafirmou pontos acordados na reunião anterior como, por exemplo, a garantia de que toda/o educadora/or tenha seu direito de reposição garantido e sem penalidades com o corte de ponto.

O Sindicato cobrou uma nova reunião de negociação e um encontro será marcado até a segunda semana de maio/2022.

Seguiremos firmes contra os ataques do governo Zema, que agora quer RETIRAR DIREITOS da categoria.

Fiquem atentas/os às informações que serão publicadas no site e redes sociais do Sindicato!

#ALutaContinua

Reposição sim! Punição não!