Trabalhadoras/es em educação fazem ato em defesa do Piso Salarial, com passeata da ALMG até o centro de BH

Educadoras/es, sob coordenação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) ocuparam as ruas de Belo Horizonte em defesa do piso salarial da categoria. A ação integra a mobilização nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Na capital mineira, os trabalhadores e trabalhadoras se reuniram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais onde foi realizada uma audiência pública com representantes de entidades de classe e parlamentares , na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia de MG. No início da tarde seguiram em passeata até à sede da Prefeitura de Belo Horizonte.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano, ressalta que, em Minas, os/as trabalhadores/as estão há cinco anos sem reajuste salarial e cobra o pagamento de 14,95% nos salários. Ela critica duramente a forma como o governador vem tratando a categoria. “Não podemos admitir que o governador pague menos de um salário para as auxiliares da educação básica e dê um reajuste para si mesmo e seus secretários de quase 300%. Na prática, ele vai receber em um ano o que disse ter doado do salário recebido.”

A próxima manifestação dos trabalhadores da educação foi marcada para o dia 10 de maio no Pátio da Assembleia Legislativa/MG.

FotoStudium/Sind-UTE