Campanha Salarial 2024

Assembleia da Categoria aprova propostas para Intensificar a Campanha Salarial

No último dia 11, conselheiros(as) estaduais que representam os(as) trabalhadores(as) em educação de todo Estado, reuniram-se em Belo Horizonte para construir, coletivamente, as lutas da educação.

No centro da pauta, a avaliação da campanha salarial e da jornada de lutas, com destaque para a necessidade de ampliarmos a mobilização da categoria. As diretrizes aprovadas pelo Conselho foram submetidas à apreciação da categoria na Assembleia Estadual, realizada na tarde do mesmo dia.

Na segunda assembleia deste ano, os(as) trabalhadores(as) em educação aprovaram uma extensa pauta que mantém o foco na defesa da escola pública, melhores salários e condições de trabalho. A proposta debatida visa articular a campanha salarial da categoria às lutas nacionais, mobilizações e atividades planejadas pela Frente Mineira de Defesa dos Serviços Públicos.

Além disso, num formato que regionaliza as ações, os(as) trabalhadores(as) assumiram o desafio de mobilizar a categoria para refletir sobre a conjuntura atual e construir coletivamente a ideia de que, com união e resiliência, é possível “fazer valer, fazer cumprir” nossos direitos.

Nesse sentido, a direção do Sind-UTE/MG retoma o trabalho de base do Sindicato tendo como foco a organização dos(as) trabalhadores(as) por locais de trabalho e o fortalecimento da luta a partir da regionalização das atividades de mobilizações, do próximo período.

O calendário de lutas aprovado destaca a diversidade de iniciativas, como atos de denúncia, movimentos públicos, audiências, paralisações e mobilizações em diferentes regiões do estado e em Brasília. Ressalta ainda, a importância da união e da construção de frentes para fortalecer as reivindicações e ampliar o alcance das ações.

Mudar a realidade depende de reflexão crítica, movimento e união. Assim, convocamos a todos e todas para debaterem a Jornada de Lutas e a Campanha Salarial nas escolas. Estas são as pautas que nos unificam.

DENTRE AS DATAS PROGRAMADAS ESTÃO:

• 18 de abril: Dia Nacional de Luta pelo Piso e Carreira (CNTE) dos(as) profissionais da educação das redes municipais e estadual. Debate nas escolas sobre a campanha salarial.
  • 21 DE ABRIL – Manifestação em Ouro Preto – movimento de denúncias sobre o desmonte dos serviços públicos em MG.
  • 22 e 26 de abril: 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública da CNTE. Atividades de pressão organizadas junto à Frente Mineira de defesa dos Serviços públicos e ALMG para avançar nos itens da campanha salarial de 2024.
  • 23 DE ABRIL – Atividades em defesa do IPSEMG e Hospital FHEMIG, com paralisação BH, Grande BH e Região Calcárea.
  • 24 DE ABRIL –Audiência Pública sobre os impactos da possível Declaração de Inconstitucionalidade da Lei 21710/15.
  • 25 DE ABRIL – Audiência Pública sobre as condições de trabalho do CESEC. Paralisação dos(as) trabalhadores(as)do CESEC.
  • 26 DE ABRIL – Atividades de mobilização da Campanha Salarial, com paralisação na região da Zona da Mata.
  • 30 DE ABRIL – Audiência de conciliação no TJMG. ADI da Lei 21710/15.
  • 1º DE MAIO – Dia do(a) Trabalhador(a).
  • 08 DE MAIO –Greve Geral do Funcionalismo Público de MG.
  • 13 DE MAIO – Atividades de mobilização da Campanha Salarial, com paralisação na região do Vale do Aço, Rio Doce, Mucuri.
  • 17 DE MAIO – Atividades de mobilização da Campanha Salarial, com paralisação no Vale do Jequitinhonha e Norte.
  • 20 DE MAIO – Atividades de mobilização da Campanha Salarial, com paralisação nas regiões do Triângulo, Noroeste e Alto Paranaíba.
  • 22 DE MAIO – Mobilização em Brasília. Atividade junto à CUT e Frente Mineira de defesa dos Serviços públicos.
  • 24 DE MAIO – Atividades de mobilização da Campanha Salarial, com paralisação nas regiões Sul e Centro Oeste.
  • 29 DE MAIO – Assembleia Estadual – Paralisação total das atividades.

1 Comentário. Deixe novo