Campanha Salarial 2024

Sind-UTE/MG se une à Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília por direitos, democracia e para denunciar a gestão Zema em nível nacional

A Diretoria Estadual do Sind-UTE/MG esteve presente na histórica Marcha da Classe Trabalhadora, realizada nesta quarta-feira (22) em Brasília. A mobilização, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e diversas entidades sindicais, reuniu milhares de trabalhadoras e trabalhadores de todo o país em defesa da democracia, dos direitos sociais e de melhores condições de vida.

Na oportunidade, o Sindicato denunciou a gestão Zema, que paga um dos piores salários do país. O valor do Piso Salarial Nacional em 2024 é de R$ 4.580,57, enquanto o valor praticado pelo governo de Minas para professores(as) em início de carreira (licenciatura plena) é de apenas R$ 2.652,29. Isso representa uma diferença de 57,90%, ou R$ 1.928,28 de defasagem salarial, quase o dobro do valor que deveria ser efetivamente pago.

A Marcha tem como objetivo mobilizar a classe trabalhadora para pressionar o governo federal e o Congresso Nacional na defesa da democracia e dos direitos sociais. Além de lutar por emprego, renda e condições dignas de trabalho, busca também barrar ataques aos direitos dos trabalhadores, revogar o Novo Ensino Médio, a Reforma Trabalhista e da Previdência, a Lei da Terceirização e o Arcabouço Fiscal.

Essa manifestação histórica de sindicatos e trabalhadores pretende apresentar ao presidente Luís Inácio Lula da Silva e ao Congresso Nacional uma agenda que garanta um conjunto significativo de direitos, como pleno emprego, melhores salários, políticas educacionais e de saúde, e desenvolvimento econômico e social, entre outros.