Campanha Salarial 2024

13 de março – Dia de luta da Educação

13 de março – Dia de luta da Educação

De acordo com o calendário de mobilizações da categoria, em 13 de março, os servidores da Educação demonstraram determinação em enfrentar o governo Zema durante uma audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O principal objetivo dessa mobilização foi reverter o veto do governador ao artigo 7 da lei 172-3, que visa garantir que os trabalhadores contratados da educação aposentados pelo INSS permaneçam vinculados ao IPSEMG. Mais de 50% dos servidores da educação em Minas Gerais são contratados temporariamente, o que evidencia o nível de precariedade ao qual essa grande parcela da categoria está exposta.

:: Mantenha-se informado(a)! Receba notícias do Sind-UTE/MG no seu WhatsApp, clique aqui!

A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, que lidera a iniciativa, ressaltou a importância social de assegurar o direito desses servidores à assistência médica e odontológica pelo IPSEMG, mesmo que não façam parte do Regime Próprio de Previdência.

Foto: Luiz Rocha/Comunicação Mandato Beatriz Cerqueira

 

A paralisação da categoria, coordenada pelo Sind-UTE/MG, foi decidida como forma de pressionar o governo no contexto da campanha salarial educacional de 2024. Com o lema “FAZER VALER, FAZER CUMPRIR”, a campanha destaca a necessidade de valorização e garantia de cumprimento dos direitos dos profissionais da educação em Minas Gerais, contrastando com os ataques do governo Zema à Educação e aos direitos conquistados pelos trabalhadores.

Durante a audiência, Denise Romano, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, solicitou a reversão do veto 8/24, enfatizando a importância de garantir o acesso ao IPSEMG para os contratados após a aposentadoria. Geraldo Antônio Henrique da Conceição, presidente do Conselho de Beneficiários do IPSEMG, ressaltou a relevância de encontrar uma solução que permita aos trabalhadores continuarem recebendo os serviços do instituto.

Foto: Luiz Rocha/Comunicação Mandato Beatriz Cerqueira

A batalha pelo pagamento do piso da educação e pela continuação da assistência do IPSEMG na aposentadoria vai além de uma simples reivindicação salarial ou previdenciária. A realidade diária dos educadores em Minas Gerais reforça a importância dessas demandas e destaca a urgência de medidas concretas para garantir a valorização e o respeito aos profissionais da educação.

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir