Greve Nacional da Educação: Sind-UTE/MG em luta neste 15 de maio

• 15/05/2019

Neste 15 de maio, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) segue em luta na Greve Nacional da Educação. Em Belo Horizonte, mais de 200 mil pessoas participam do ato na região central da cidade, em defesa da educação pública de qualidade e contra a Reforma da Previdência do governo Bolsonaro.

Fotos: Lidyane Ponciano – Sind-UTE/MG

Denise Romano, diretora estadual do Sind-UTE/MG, diz que a Reforma vai tirar o direito da classe trabalhadora a uma aposentadoria digna, vai beneficiar os banqueiros, atacar direitos das mulheres, das professoras e das mulheres do campo. E os estudantes respondem em alto e bom tom:  “ Um, dois, três, quatro, cinco mil… o para a reforma ou paramos o Brasil”.
“Vamos derrotar esse governo obscurantista, e hoje a aula é nas ruas de Belo Horizonte com estudantes, sindicatos, educadores e educadoras, para dizer que não aceitamos retrocessos e essa Reforma da Previdência.”, disse Denise.

Fotos: Lidyane Ponciano – Sind-UTE/MG

A deputada estadual e coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, falou sobre a importância da unidade neste momento de luta. “Em 2017, educação foi protagonista no processo de enfrentamento à PEC da Reforma da Previdência. Nós barramos o Temer nas quatro tentativas de aprovar a Reforma da Previdência. O que derrota governos que tentam acabar com o povo é unificação das lutas, nas ruas!” Beatriz também falou sobre a greve geral em junho. “Nós precisamos é parar tudo, toda a classe trabalhadora em14 de junho, na maior greve Geral desse país. Não tem outro instrumento que consiga reverter essa situação. O que faz mudança na sociedade é o povo na rua.”

Foto: Lidyane Ponciano – Sind-UTE/MG

Luana Ramalho, presidenta da União Estadual das/os Estudantes de Minas Gerais, ressaltou a força de luta nesse 15 de maio. “O Brasil está tomado de norte a sul e nós, hoje, estamos mostrando a força dos trabalhadores e estudantes desse país. Nas universidades é que está a perspectiva do povo brasileiro. Bolsonaro ataca a educação porque quer ver o Brasil escravo do capital estrangeiro. Apresentamos o tsunami à esse ignorante que não entende nada de ciência e tecnologia.”, disse.

Seguindo com a luta, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) acontece o debate sobre educação pública e Reforma da Previdência, às 14h, no auditório do CAD 1. Foram convidados o economista e técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Frederico Melo, e a educadora e deputada estadual, Beatriz Cerqueira.

Debate sobre a Reforma da Previdência no auditório da UFMG neste 15 de maio de 2019, após o ato de rua da Greve Nacional da Educação

Clique abaixo para acessar galeria de imagens:

Assessoria de imprensa: Studium Eficaz Comunicação

REPERCUÇÃO NA MÍDIA

15/05/2019 – G1 – Estudantes fazem protesto contra corte na educação em BH

15/05/2019 – G1 – Alunos e professores protestam contra bloqueio de verbas no Leste e Nordeste de Minas

15/05/2019 – Jornal da Manhã Online – Greve Nacional da Educação paralisa professores em Uberaba

15/05/2019 – G1 – Uberaba tem ato contra bloqueios de verbas na educação e a reforma da Previdência

15/05/2019 – DeFato – Estudantes, professores e sindicalistas param o Centro de Itabira em protesto contra bloqueios na educação

15/05/2019 – Diário de Uberlândia – Servidores de Uberlândia paralisam atividades durante greve nacional da Educação

15/05/2019 – G1 – Instituições públicas e particulares da Zona da Mata e Vertentes paralisam atividades em protesto pela Educação

15/05/2019 – Vermelho.org – Paralisação: Estudantes nas ruas dizem não aos cortes na Educação